Você quer vender pela internet, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, hoje preparamos pra você um conteúdo especial com dicas para montar o seu e-commerce.
De acordo com uma pesquisa realizada pela HostGator, o volume de negócios online no Brasil deve aumentar 24% até o final de 2022. Para aproveitar essa onda de crescimento e abrir uma loja online eficiente e lucrativa, antes é preciso considerar alguns pontos.
Separamos logo abaixo os 4 mais importantes para o sucesso do seu e-commerce!
1 – Planejamento
Pode parecer meio óbvio, mas antes de qualquer coisa, é preciso definir com clareza o nicho onde você gostaria de atuar. Também quais produtos ou serviços irá vender e quais seriam os fornecedores e parceiros para o seu negócio.
Depois de organizar esse resumo, você já pode seguir para o próximo passo, que é se aprofundar em cada um desses itens que citamos logo acima. Outro ponto muito importante é traçar objetivos alcançáveis e realistas para o seu e-commerce.
Sonhar é essencial, mas lembre-se de manter um pé no chão para não se frustrar com os resultados ao longo do caminho.
2 – Organização financeira
Como falamos no item anterior, é preciso começar a sua loja online de forma consciente e adequada para a sua realidade financeira.
É nessa hora que você deve definir o investimento inicial para a criação do seu e-commerce e fazer o levantamento de todos os custos, como despesas com estoque, logística, marketing e tecnologia.
Defina também os padrões de base para a precificação do seu produto. Isso inclui os custos variáveis e fixos da sua loja, a margem de lucro esperada e os valores praticados pelos seus concorrentes diretos.
3 – Regularização do negócio
Para transmitir credibilidade aos seus fornecedores e ter segurança legal para realizar as transações financeiras iniciais é preciso primeiro que a sua empresa esteja regularizada.
Criar o seu CNPJ é o primeiro passo, assim como verificar as regulamentações necessárias para o seu nicho de atuação em âmbito nacional, estadual e municipal.
Nessa hora também é feita a definição do regime tributário mais adequado para o seu e-commerce. O mais adotado pelas empresas que estão começando é o Simples Nacional. Mas a consultoria de um contador pode lhe ajudar a encontrar o melhor formato e esclarecer as principais dúvidas nesse quesito.
4 – Escolher a sua plataforma de e-commerce
Assim como estudar o lugar perfeito é muito importante para a abertura de lojas físicas, escolher com sabedoria a plataforma do seu e-commerce tem relevância equivalente no ambiente digital.
Analisar os diferentes tipos de planos e as funcionalidades oferecidas pela plataforma é um bom começo. Quanto maior a praticidade e agilidade para os seus clientes realizarem as compras e para você gerir o seu negócio, melhor.
Como o controle da sua loja online estará concentrado em um único lugar, é importante que a plataforma tenha funcionalidades intuitivas e práticas para todos os setores.
Financeiro, logística, atendimento e marketing precisam ter um acesso fácil e completo para entregarem sempre o seu melhor desempenho.
Assim como para o consumidor, que precisa navegar de forma fluida e fácil, encontrando o que precisa e conseguindo ter sucesso durante todos os estágios do processo de compra.
Se você já está com os três primeiros itens em andamento, mas ainda não sabe qual a melhor plataforma para abrigar o seu e-commerce, a Nitro pode lhe ajudar. Temos opções adaptáveis para o seu negócio, com as melhores ferramentas para gerenciar e otimizar a sua loja virtual.
Entre em contato agora mesmo com a gente, teremos prazer em apresentar nossas soluções e fazer parte da sua história de sucesso!
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Um abraço e até a próxima!